Governo limita juros do cartão e acaba com pagamento mínimo de 15%

Na última quinta-feira, 26 de abril de 2018, o Conselho Monetário Nacional (CMN), confirmou a aprovação de novas mudanças nos juros cobrados pelas operadoras de cartões de crédito.

x76276111_FILEIn-this-June-15-2017-file-photo-credit-cards-are-displayed-in-Haverhill-Mass-Cre.jpg.pagespeed.ic.IKc_oWQf_6

Entre as mudanças está a limitação no valor dos encargos em caso de atraso e o fim da exigência de pagamento mínimo de 15% da fatura para o cliente entrar no chamado “rotativo regular”.

Desde abril do ano passado, o consumidor só pode fazer o pagamento mínimo de 15% do cartão por um mês. Na fatura seguinte, o banco não pode mais rolar a dívida. O cliente tem que pagar o valor total ou parcelar a dívida em outra linha de crédito, com o juro mais barato. As alterações entrarão em vigor em 1º de junho.

Antes dessa regra, o cliente podia pagar o mínimo da fatura por vários meses consecutivos, “rolando” a dívida. O problemática do cartão de crédito é que ele tem um dos juros mais caros da economia e a dívida muitas vezes ficava impagável.

A partir dessa nova regra, cabe às instituições a definição de um percentual mínimo de pagamento em cada fatura, de acordo com o perfil dos clientes e com a política de crédito de cada banco.

De acordo com o diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, a mudança resultará em juros mais baixos para quem cai no crédito rotativo. “Haverá uma migração das taxas do crédito não regular para o regular”, declarou.

Fonte: Radar da Bahia.


Um comentário sobre “Governo limita juros do cartão e acaba com pagamento mínimo de 15%

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s